Quer soluções fáceis para sua Farmácia Popular? Cadastre-se e receba nosso conteúdo gratuito!

Obrigado por se cadastrar!
Desculpe, mas algo deu errado. Por favor, tente novamente.

Em linhas gerais, a intercambialidade de remédios equivalentes é a possibilidade de realizar uma substituição de um medicamento receitado dentro do Programa Farmácia Popular. Entretanto, essa troca ainda gera muitas dúvidas e são uma das principais não conformidade detectadas nas auditorias no Ministério da Saúde.

Entender como funciona a intercambialidade e as possibilidades de trocas de remédios similares e genéricos não é uma tarefa complexa e gráfico abaixo resume bem essas trocas:

Como observado, o Medicamento Referência pode ser trocado pelo Medicamento Genérico, assim como o inverso. O Medicamento Referência também pode ser trocados pelo Medicamento Similar, desde que aprovado na lista da ANVISA. De acordo com a Anvisa, caso algum similar não esteja na lista, o farmacêutico não tem a autorização para fazer a intercambialidade. 

Para facilitar ainda mais esse processo, criamos o Cambi Fácil, uma ferramenta completamente grátis para consultar os medicamentos e efetuar as trocas com segurança. Clique aqui e conheça o Cambi Fácil.


Baixe gratuitamente