Quer soluções fáceis para sua Farmácia Popular? Cadastre-se e receba nosso conteúdo gratuito!

Obrigado por se cadastrar!
Desculpe, mas algo deu errado. Por favor, tente novamente.
Ana Raquel Castro: especialista em mediação falou sobre comunicação não violenta

A mais natural das formas de relacionamento humana, a conversa (verbal, escrita e por meio de gestos) exige compreensão, disposição e atenção ao outro. Quando estamos abertos a ouvir, estabelecemos pontes de confiança. Assim, a empatia é esta importante habilidade, que torna as relações mais saudáveis e os profissionais mais produtivos.

Foi com o objetivo de trazer esse assunto para seus colaboradores que a Pacto Mais e a Pacto Urbanismo promoveram no dia 19 de junho a palestra “Comunicação Não Violenta: Melhore suas Relações com Colegas e Família”, realizada pela especialista em Mediação e Conciliação de Conflitos, Ana Raquel Castro, que também é Defensora Publica do estado de Pernambuco.

A apresentação trouxe para a conversa temas como escuta empática, resolução de conflitos, comunicação positiva, entre outros. Segundo a especialista, devemos evitar os comportamentos automáticos e até agressivos nas relações, aprendendo a ouvir e falar com paciência e atenção verdadeira ao seu interlocutor.

Na comunicação, seja pessoal ou por meio dos canais digitais, temos que compreender os diferentes perfis de pessoas e aprender como construir uma comunicação com foco na solução de problemas.

Dicas importantes para estabelecer uma relação mais empática

  • Entender melhor seus próprios sentimentos, necessidades e interesses
  • Compreender os pontos de conflito durante a conversa
  • Ter mais clareza e objetividade na comunicação
  • Levar mais leveza e bem-estar para suas conversas

Baixe gratuitamente