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Sistema imunológico protege contra doenças causadas por fungos, bactérias e vírus

A Pacto Mais, Pacto Urbanismo e Revai reuniram seus colaboradores e familiares para falar sobre os cuidados e a importância de seguir as orientações médicas no combate ao novo coronavírus. O encontro não-presencial aconteceu por meio de uma vídeo conferência.

A conversa foi mediada pela Dra. Francilene Silva, professora do curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe, que apresentou, entre outras informações, detalhes sobre alimentos que colaboram para aumentar a imunidade.

Professora Francilene Silva

Estudos apontam que a deficiência nutricional contribui para a deterioração do sistema imunológico, que desempenha o papel de proteção do organismo contra a ação de bactérias, vírus e fungos. Em tempos de pandemia, é fundamental fortalecer a imunidade para combater a Covid-19.

Confira dez alimentos que ajudam a aumentar a imunidade:

Alho: possui selênio, zinco e alicina, substâncias importantes para evitar gripes, resfriados, inflamações e infecções;

Cebola: antiinflamatório natural, ajuda a reduzir o sódio e a quantidade de sal na comida. A cebola ainda atua na maior absorção de nutrientes, como o cálcio, essencial para os ossos;

Frutas cítricas: laranja, tangerina, acerola, limão, morango e kiwi são ricos em vitamina C, que é antioxidante, promove resistência a infecções respiratórias e gripes e ajuda na absorção dos nutrientes presentes em outros alimentos;

Gengibre: possui importante ação bactericida e auxilia principalmente nas infecções de garganta. É um dos melhores fortalecedores do sistema imunológico;

Beterraba: com alto teor de potássio, ela auxilia no controle da pressão arterial e ajuda a fortalecer a imunidade e combater os efeitos do envelhecimento com a vitamina C;

Cogumelo Shitake: é rico em lentinano, substância que aumenta a produção das células de defesa. Também possui fibras, que ajudam a saciar a fome;

Vegetais verde-escuros: brócolis, couve, espinafre, rúcula são fontes de ferro, ácido fólico, antioxidantes e vitaminas A, B6 e B12, que atuam na maturação das células imunes, potencializando o sistema imunológico e protegendo contra diversas doenças;

Iogurte natural: possui lactobacilos com propriedades probióticas, que são bactérias boas e que atuam na melhora da flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico;

Castanhas: ricas em selênio, zinco e vitamina E, que potencializa o sistema imunológico por conter linfócitos B, que produzem anticorpos no organismo;

Carnes: possuem aminoácidos, vitamina B12, ferro e zinco, que trazem benefícios para a imunidade quando consumidos na quantidade certa.


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