Quer soluções fáceis para sua Farmácia Popular? Cadastre-se e receba nosso conteúdo gratuito!

Obrigado por se cadastrar!
Desculpe, mas algo deu errado. Por favor, tente novamente.
Medida favorece pacientes que precisam de medicamentos para tratamentos

Desde o último dia 23 de março – e enquanto durar a situação de emergência do Covid-19 -, cerca de 50 milhões de pessoas atendidas pelo programa Farmácia Popular do Brasil podem retirar, de uma só vez, medicamentos para realizar o tratamento por até 90 dias, inclusive fraldas. Antes da medida, o normal era o médico prescrever uma quantidade suficiente para 30 dias do uso.

A alteração acontece por meio de uma medida complementar do Ministério da Saúde, para evitar idas desnecessárias dos pacientes às farmácias.

Outra mudança é para os pacientes que precisam de terceiros para retirada dos medicamentos. A medida complementar do Ministério da Saúde também dispensa o reconhecimento de firma em cartório para a retirada de remédios por terceiros, basta que o paciente assine a procuração e o seu representante vá à farmácia retirar o remédio.

O diretor da Pacto Mais Tecnologia, Castro Neto, entende que a medida é muito benéfica aos pacientes de todo o país, mas que os proprietários dos estabelecimentos credenciados ao programa precisam reforçar o trabalho de auditoria preventiva e controle de documentação, para evitar problemas com fiscalizações futuras.

“A medida é um alívio para os cerca de 50 milhões de pessoas que utilizam o programa Farmácia Popular. No entanto, para evitar penalizações, os empresários do setor farmacêutico precisam trabalhar ainda mais forte com auditoria preventiva e check-list de toda documentação do processo”, explica.

A Pacto Mais atende hoje mais de 15 mil farmácias no país e um dos seus serviços é o Sua Receita Digital, tecnologia que utiliza inteligência artificial e digitaliza documentos, verifica a assinatura com o documento original e preenche o questionário do órgão de controle. Além de garantir a segurança do processo, o software também agiliza o atendimento no ponto de venda.


Baixe gratuitamente