Quer soluções fáceis para sua Farmácia Popular? Cadastre-se e receba nosso conteúdo gratuito!

Obrigado por se cadastrar!
Desculpe, mas algo deu errado. Por favor, tente novamente.
Gentileza e respeito no ambiente de trabalho

No dia 12 de novembro a gente celebra o Dia da Gentileza. Você pode estranhar estarmos falando sore isso num blog corporativo de uma empresa de tecnologia. Mas a gente garante que tem tudo a ver. Afinal, por que é importante celebrar e valorizar a gentileza no ambiente de trabalho?

No meio corporativo, a gentileza pode ser traduzida como empatia e conexão entre as pessoas que fazem o time de trabalho. E isso vai fazer toda diferença no rendimento do trabalho e também na retenção de talentos dentro da empresa.

E isso não é um luxo, mas uma necessidade. Cada vez mais as organizações estão sendo julgadas pelo seu comportamento real. Aqueles que passarem no teste terão uma lealdade significativa de clientes e funcionários.

Assim, o gestor ou líder precisa estar atento ao que acontece com os seus colaboradores e enxergar as necessidades da sua equipe.

O gestor precisa identificar se o ambiente de trabalho é estressante, se promove a igualdade de tratamento entre todos, se o colaborador está motivado e se as causas e bandeiras da empresa estão alinhadas com os interesses dos colaboradores. É isso que faz os trabalhadores estarem mais engajados e satisfeitos dentro do ambiente de trabalho.

Por isso, a gentileza, a atenção e a escuta são tão importantes no dia a dia do ambiente de trabalho.

Como podemos melhorar o ambiente de trabalho e torna-lo mais gentil para todos?

Atenção

Atenção – Ninguém gosta de ser ignorado. Dar voz aos colaboradores e ouvir realmente essa voz faz toda a diferença.

Suporte

O líder pode e deve ser um guia para que todo o potencial do colaborador se desenvolva. É preciso oferecer oportunidades de crescimento, desafios profissionais e reforçar o conhecimento profissional, com capacitação técnica.

Respeito

A diversidade é fundamental para o desenvolvimento. Diferentes culturas e pontos de vista tornam o ambiente mais rico. Além do respeito ao credo, orientação sexual, etnia e classe social, é preciso ouvir e respeitar visões de mundo diferentes.

Gentileza e respeito no ambiente corporativo

Assim, a mensagem é clara: a gentileza tem que estar presente nas interações diárias. Independentemente de nosso passado, cada um de nós faz escolhas a todo momento sobre como ser gentil com as pessoas ao nosso redor. E são essas escolhas cotidianas que exercem influência sobre o ambiente corporativo.


Baixe gratuitamente